Enfrentamento à covid-19: horizontes da Educação
Nos últimos meses, escolas e instituições de Ensino Superior vêm se desdobrando para que a educação não pare durante a pandemia. E se a nova rotina mudou a forma de educar, como será o novo futuro educacional?
Pensando nisso, CRUB, ABIEE, ABRUC, ABRUEM, ACAFE, ANDIFES, ANEC, ANUP, COMUNG e 𝐅𝐎𝐑𝐂𝐎𝐌 vão promover o “Enfrentamento à covid-19: horizontes da Educação”.
O evento acontece de 22 a 24 de junho, com a participação de nomes nacionais e internacionais, e vai discutir os principais pontos de atenção nas áreas epidemiológica, pedagógica e jurídica.
Confira as informações e assista as palestras.

Movimento Educação Unida contra a Covid-19

Manifesto pela Educação Brasileira
O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 suspendeu as aulas presenciais de cerca de 15 milhões de alunos do setor privado da educação brasileira. É um momento crítico na história e, para superá-lo, será necessária a união de todos. Pais, professores, funcionários, escolas, faculdades, centros universitários e universidades precisam caminhar juntos em direção ao mesmo objetivo: tornar o menor possível o impacto da paralisação na vida de alunos e familiares.
Ao atender às orientações do Ministério da Educação, escolas e instituições de ensino superior estão fazendo sua parte, com ações inovadoras e migração, em tempo recorde, das aulas presenciais para as remotas. Nosso propósito é que o aluno mantenha sua rotina de estudos, com qualidade, nos mesmos horários previstos, só que por meio de dispositivos digitais.
Confira a notícia completa.

Primeiro curso de Qualificação para Secretários Acadêmicos
No dia 08 de outubro de 2019, na Faculdade Dom Bosco, em Porto Alegre aconteceu o primeiro curso de Qualificação para Secretários Acadêmicos, das IES pertencentes ao FORCOM. O curso foi ministrado por instrutores do ILAPE – Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional e teve a seguinte programação:
1) Normas legais aplicáveis no âmbito da atuação da Secretaria Acadêmica.
Confira a notícia completa.

Governo Federal é Contra a Retirada da Filantropia das Universidades Comunitárias
No dia 16 de outubro de 2019, as 9 horas e 30 minutos, o Coordenador do FORCOM, Adm. Antonio Roberto Lausmann Ternes, participou de audiência com o Ministro Chefe da Casa Civil, Sr. Onyx Lorenzoni. A audiência foi marcada pelo Dep. Estadual Gabriel Souza. A audiência visou tratar da situação das universidades públicas, privadas e comunitárias especialmente no que tange a filantropia e ao PROIES.
Confira a notícia completa.


Manifesto do Fórum das Faculdades Comunitárias – FORCOM, em referência ao Projeto de Emenda a Constituição nº 6/2019, que trata da Reforma da Previdência.
O Fórum das Faculdades Comunitárias – FORCOM, criado em 2011, constitui-se em espaço que expressa o desejo de atuação conjunta das instituições de ensino superior – IES de caráter comunitário, que não ostentam o status de centro universitário ou de universidade, dispostas a se congregar em torno de causas comuns em todas as áreas e níveis de atuação. Compreende-se como comunitárias, as instituições sem fins lucrativos, portanto, comprometidas com a aplicação integral dos recursos gerados ou recebidos em suas próprias atividades, sendo mantidas por comunidades, igrejas ou congregações, confessionais ou não, não podendo pertencer a famílias ou a indivíduos isolados.
Confira o manifesto completo aqui.

História
No dia 18 de março último realizou-se a Assembleia Geral de constituição do Fórum das Faculdades Comunitárias – FORCOM, que se entende co-mo um espaço que expressa o desejo de atuação conjunta das instituições públicas não estatais de ensino superior – IES de caráter comunitário que não ostentam o status de centro universitário ou de universidade, dispostas a se congregar em torno de causas comuns em todas as áreas e níveis de atuação. O FORCOM se caracteriza como um movimento de instituições, de livre adesão, com vistas à integração e ao congraçamento.
Leia mais.

Audiência Pública em Santa Rosa teve como tema os impactos da atual política educacional na qualidade do ensino superior e o papel das faculdades comunitárias
A região Noroeste teve uma grande oportunidade de discutir a qualidade do Ensino Superior e o papel das Faculdades Comunitárias no cenário da atual Política Educacional Brasileira. A audiência pública, organizada pela Assembleia Legislativa do Estado do RS, por meio da Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), aconteceu na noite de quinta-feira (30), no Centro Cívico de Santa Rosa.

Confira todas as notícias.

Um comentário sobre “

Os comentários estão fechados.