Presidente do FORCOM participa de reunião com o vice-presidente HAMILTON MOURÃO

O Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras realizou, na manhã de segunda-feira (30/11), uma reunião virtual com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Na oportunidade, o administrador Antonio Roberto Lausmann Ternes, representou o FORCOM, do qual é Presidente.
A abertura foi realizada pelo Reitor Waldemiro Gremski, Presidente do CRUB – Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Em seguida o relator, Reitor Silvio Iung, Presidente da ABIEE – Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas  apresentou a atual situação das Instituições de Ensino Superior brasileiras, considerando a legislação, o percentual de matriculas, características dos estudantes, docentes em exercício, plano nacional de educação, bolsas e financiamentos. Além disso, foram destacados pontos considerados graves como a pandemia, a evasão, o fechamento de escolas e o agravamento financeiro dos estudantes e familiares. Por fim foram apresentadas propostas ao Vice-presidente Mourão como o Programa de reestruturação das IES e a troca tributos por bolsas, vinculadas à renda.
Amilton Mourão considerou as propostas exequíveis e manifestou interesse em articular junto aos setores competentes para que ações venha a ser executadas no sentido de amenizar os problemas enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior.
Para o Presidente do FORCOM, Adm. Antonio Ternes, a reunião foi marcada pela atenção dispensada pelo Vice-presidente aos representantes das Instituições. “Certamente a apresentação da atual situação e das propostas darão força para criação e implementação de políticas favoráveis a educação superior no Brasil”, declarou.
Integram o Fórum, a Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comug), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e o Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM).