Audiência Pública em Santa Rosa teve como tema os impactos da atual política educacional na qualidade do ensino superior e o papel das faculdades comunitárias

A região Noroeste teve uma grande oportunidade de discutir a qualidade do Ensino Superior e o papel das Faculdades Comunitárias no cenário da atual Política Educacional Brasileira. A audiência pública, organizada pela Assembleia Legislativa do Estado do RS, por meio da Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), aconteceu na noite de quinta-feira (30), no Centro Cívico de Santa Rosa.

Na ocasião, o Adm. Antonio Roberto Lausmann Ternes, coordenador do FORCOM e diretor das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA), falou sobre a atual situação do ensino superior presencial. “As políticas educacionais para o ensino superior no Brasil tem como foco a expansão no número de matrículas, porém, desconsidera os impactos nocivos na qualidade”, ressaltou Ternes.

Loureiro foi o proponente do debate por sugestão do Fórum das Faculdades Comunitárias gaúchas (FORCOM). Na ocasião, apresentou as seguintes temáticas: política de financiamento, regulamentação do ensino a distância, redução no número de estudantes, demissão de professores, fechamento de cursos e instituições de ensino superior, dentre outros. “A precarização e consequentemente a perda da qualidade no Ensino Superior é bastante preocupante”, alerta o deputado.

A reunião, aberta ao público e à imprensa, foi resultado de um ofício formalizado pelo FORCOM no dia 02 de agosto. Precedeu o ofício, uma reunião ocorrida no dia 20 de julho com representantes do Senado, dirigentes das Instituições de Ensino Superior locais, autoridades públicas, imprensa e entidades da classe.

Atualmente, o FORCOM é composto por 13 instituições espalhadas pelo Estado. Na região, por exemplo, estão a Faculdade Horizontina (FAHOR), a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) de Santa Rosa, e a Sociedade Educacional de Três de Maio (Setrem).

O próximo passo para as mudanças nas ações do Ensino Superior, será uma Audiência Pública no Senado, já agendada para 15 de outubro. Entre outras ações, Loureiro destacou a criação de um grupo de estudos e garantiu o acompanhamento dos pedidos já formalizados.

Voltar